sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dois pinturas da Mona Lisa (Louvre e Prado) correspondem a um par estereoscópico

Imagem anaglífica por “adição” das imagens dos dois lenços.
Aproveitando que se deu a conhecer a imagem da versão da Mona Lisa do Museu do Prado em restauro (www.robswebstek.com) , a comparei com uma imagem da Mona Lisa do Louvre, e percebi que se podia fazer um par estereoscópico com elas.
Não sei o tamanho de ambas, nem se correspondem as escalas, nem se as “mínimas” diferencias proporcionais na vertical das pinturas se deve aos lentes das máquinas fotográficas ou realmente não existem. Pelo tanto, não podo afirmar que uma pintura é estereoscópico da outra mas sim da sua clara intencionalidade..
Se percebe claramente um ângulo estereoscópico entre as dois pinturas: se pode dizer que se alinhamos os olhos da Mona Lisa correspondentes às duas pinturas considerados como no “plano de quadro”, resulta um ângulo “correcto” no par estereoscópico para que a paisagem fique detrás do plano e as mãos por diante.
Poderia-se pensar que seria devido simplesmente a que as dus pinturas (ou as cópias originais de cada pintura, de não ser as originais) foram feitas uma ao lado da outra, diante da modelo sentada, mas se simplesmente fora só isso, duvido que coincidisse tão bem as proporções verticais das duas se não fossem desenhadas pela mesma pessoa (com tal propósito).
imagem BN anaglífica
Pares estereoscópicos (na esquerda a pintura do Prado e na direita a pintura do Louvre) não se necessita nenhum instrumento para os ver, é só relaxar a olhada ao infinito intentando juntar os pontos brancos para favorecer o visionado da imagem 3D:
Par estereoscópico invertido para ser usado com um simples lente de secretaria (mais instruções no meu post sobre imagens estereoscópicas):
Alienação das duass pinturas fazendo coincidir as pupilas dos olhos:
Aproximando só as cores uma com outra (que não as formas):
animação gif comparando as duas imagens com as cores retocadas
Par estereoscópico final
Miguel-Ângelo Peres Bieites
24-02-2012

9 comentários:

Miguel Ângelo disse...

Por agora não achei nada na Internet sobre a estereoscopia das duas pinturas. mas fiz uma colecção de “apontamentos” relativo as duas verões da Mona Lissa interessantes (sem saber ou sem dizer de origem que são pares estereoscópicos) para a questão que apresento sobre a estereoscopia das duas pinturas (o que vai entre colchetes são interrogantes ou apontamentos próprios) :

La gemela de 'La Gioconda', en el Museo del Prado
http://www.youtube.com/watch?v=gYt1ZryfktM
“ obra del taller de Leonardo, pintada al mismo tiempo que la original.”

La sonrisa de la otra Mona Lisa
http://www.youtube.com/watch?v=xLkH_Kc7aHg
http://www.bbc.co.uk/mundo/noticias/2012/02/120202_video_mona_lisa_med.shtml
“la del Louvre da una sensación de vejez porque fue cubierto con capas de barniz”

La Gioconda un autorretrato de Leonardo da Vinci
http://www.youtube.com/watch?v=CElkSje-eu0
“No dejó ningún boceto” –Javier Sierra 27/01/10 tve
[Para a estereoscopia há que ser mas precisos do que um bosquejo ...ou simplesmente o “bosquejo preciso” se perde baixo a pintura...(?)]

Exhiben en París a la impresionante “gemela” de la Mona Lisa de Da Vinci
Autor: Editor EA el Mié, 22/02/2012 - 11:47.
http://informe21.com/arte-y-espectaculos/12/02/22/exhiben-en-paris-a-la-impresionante-%E2%80%9Cgemela%E2%80%9D-de-la-mona-lisa-de-da-vinc
“La posición de los dedos, delicadamente posados sobre el puño, los retoques aportados al velo, al escote… Todas esas “dudas” se encuentran en una y otra tela, precisó Mozo. Superpuestas, las imágenes revelan además que las dos Mona Lisa tienen prácticamente la misma talla.”

Intriga por la huella dactilar de la gemela de "La Gioconda"
Autor: Editor YU el Lun, 13/02/2012 - 12:22.
http://informe21.com/arte-y-espectaculos/12/02/13/intriga-por-la-huella-dactilar-de-la-gemela-de-la-gioconda
“El escritor Javier Sierra [..]: Giorgio Vasari, el hombre que inventó la palabra Renacimiento, el cronista esencial de esa época, autor del libro ‘Vidas de los más excelentes arquitectos, pintores y escultores italianos’.”[..]
"Este hombre hace una descripción de 'La Gioconda' que es la que ha determinado nuestro conocimiento del cuadro. Él identifica a la modelo con la esposa del comerciante que lo había encargado, que se llamaba Giocondo, y asegura que se trataba de una joven de 18 ó 19 años, de aspecto lozano, con unos ojos y unas cejas que parecían naturales. Pero resulta que La Gioconda del Louvre no tiene cejas, y la del Prado sí".

Miguel Ângelo disse...

La Mona Lisa del Prado se pintó en el taller de Leonardo Da Vinci
Autor: Editor YU el Mié, 01/02/2012 - 21:32.
http://informe21.com/arte-y-espectaculos/12/02/01/la-mona-lisa-del-prado-se-pinto-en-el-taller-de-leonardo-da-vinci
[..] “El proceso de restauración de la copia de "La Mona Lisa" del Museo del Prado, que ha descubierto en el fondo del cuadro el mismo paisaje toscano que el original, determina que fue realizada en el taller de Leonardo Da Vinci, aunque sin utilizar la técnica del "sfumato" [tecnica para “desenfocar” o fondo e dar a sensação de relevo e para/devido-a desenfocar ou fazer trasluzido o cabelo solto diante da paisagem e o véu (?) ou seria para intentar “plasmar a estereoscopia” numa soa imagem? andaria Leonardo na França com varias imagens da pintura?] y en este caso, el retrato tiene cejas”. [o outro não tem sobrancelhas por que se foram perdendo com o deterioro dos diversos vernizes]
[..] “Antes de esta restauración se creía que había sido pintada sobre roble, lo que la descartaba como copia realizada en Italia. Una vez que se determinó que la tabla es de nogal, como la auténtica Mona Lisa, las primeras radiografías desvelaron las pistas de lo que podía haber bajo el fondo negro” [..]

Museu do Prado exibe cópia restaurada da Mona Lisa
21/02/2012 - 15:39
http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/museu-do-prado-exibe-copia-restaurada-da-mona-lisa
[..] “Os estudos e a posterior restauração realizados por Ana González Mozo, do gabinete de Documentação Técnica do Prado, e por Almudena Sánchez Martín, restauradora do museu, evidenciam um processo paralelo de elaboração das obras do Prado e do Louvre.”[..]
“As figuras são praticamente iguais em dimensões e formas, e cada uma das correções do desenho original se repetem na obra do Prado: a transformação do contorno da cintura, a posição dos dedos, o contorno do véu e da cabeça e até mesmo ajustes dos perfis nas bochechas e no pescoço. Os estudos sobre a cópia permitem comprovar que o autor desta obra desenhou os mesmos elementos que Leonardo, inclusive os que nos são visíveis na superfície pictórica.” [..]

Museu do Prado anuncia descoberta de cópia da Monalisa
http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/museu-do-prado-anuncia-descoberta-de-copia-da-monalisa
“a meia-idade atribuída à mulher da tela original pode ser resultado da ação do verniz sobre o quadro”
detalhes descobertos pelos especialistas, publicado na revista britânica The Art Newspaper,

[o deterioro da mona lisa do Louvre]:
Mona Lisa: um mistério a menos. A razão do sorriso.
http://veja.abril.com.br/blog/de-paris/arte/mona-lisa-um-misterio-a-menos/

[a Mona Lisa do Louvre sim tinha sobrancelhas]:
Descubren 25 secretos de la "Mona Lisa" de Leonardo gracias a moderna cámara multiespectral
03/08/2009
http://www.youtube.com/watch?v=Na-_apPlo_o

Miguel Ângelo disse...

Earliest copy of Mona Lisa found in Prado
By Martin Bailey. Conservation, Issue 232, February 2012
Published online: 01 February 2012
http://www.theartnewspaper.com/articles/Earliest+copy+of+Mona+Lisa+found+in+Prado/25514
“Existem dezenas de sobreviventes de réplicas a partir dos séculos 16 e 17.”[..]
“Em tamanho, é próximo ao do original:. Pintura do Louvre é 77 centímetros x 53 centímetros e cópia do Prado 76 centímetros x 57 centímetros”

Prado’s copy of the Mona Lisa gives up more of her secrets
By Martin Bailey. Web only
Published online: 23 February 2012
http://www.theartnewspaper.com/articles/Prados-copy-of-the-Mona-Lisa-gives-up-more-of-her-secrets/25699
tradução livre:
“As duas obras foram então realizadas lado a lado, com o copista seguindo o mestre, tal como ele trabalhou, durante anos para completar o retrato de Lisa de Giocondo.
A descoberta surpreendente foi que a cópia se fez no estúdio de Leonardo e pintada ao lado da original”
“Teria sido muito incomum para um copista ter laboriosamente trabalhado desta forma, uma vez que as cópias eram normalmente feitas a partir de imagens concluídas.
Duas explicações têm sido propostas para explicar por que a cópia do Prado fora feita ao lado do original de Leonardo. Talvez o copista queria saber como o senhor trabalhou, e acompanhou o desenvolvimento da composição, teria sido uma prática excelente. Mas se é assim, é surpreendente que um aluno teria usado materiais caros, como um painel de nogueira e lápis-lazúli de pigmento azul. Outra sugestão é que Leonardo queria uma cópia de estúdio o mais cedo possível para um cliente importante, sem pensar a priori que levaria tanto tempo para concluir o original. Utilizando o método de cópia lado-a-lado poderia parecer mais rápido, porque a versão de estúdio estaria disposta ao mesmo tempo que o original. Considerando que fazer uma cópia após a conclusão da pintura final teria tomado mais algumas semanas.”
“Qualquer que seja a razão , Leonardo e o assistente não identificado deve ter trabalhado a poucos metros um do outro no estúdio. Embora eles começaram em 1503, as duas versões não foram concluídas até 1506 ou possivelmente anos mais tarde.” “Foram essas mudanças sutis introduzidas por Leonardo que transformaram a Mona Lisa em uma obra-prima.”
“A análise técnica revelou que a cópia evoluiu igual como Leonardo desenvolveu o original. Após do retrato ter sido iniciada as mudanças mais importantes foram para a forma da cintura de Lisa, a posição dos dedos e o contorno da cabeça e véu. A paisagem é muito próximo ao desenho de Leonardo, embora haja algumas diferenças, de modo que ele pode não ter sido feito com um traçado.”
“As dimensões dos painéis no Museu do Louvre e do Prado são semelhantes, mas a cópia é ligeiramente mais larga (57 centímetros, em comparação com pouco mais de 53 centímetros)”
[..]“Devido à sua importância, o original não vai ser limpa pelo Louvre em um futuro previsível.”

[imagens]:
Mirrored-Mona-Lisa
http://www.theartnewspaper.com/media/gallery/Mirrored-Mona-Lisa/25683

Miguel Ângelo disse...

[Conjecturas incoerentes ao longo da historia (sobrancelhas e sorriso), e agora acreditando que a copia fora feita as escondidas nos bastidores (o qual não corresponderia com as proporções, a perspectiva, e menos a uma imagem estereoscópica)]:
It’s all in the eyes—and the lips
A detailed comparison of the two versions of the Mona Lisa reveals some subtle differences
By Martin Bailey. Web only
Published online: 23 February 2012
http://www.theartnewspaper.com/articles/Its-all-in-the-eyesand-the-lips/25700

identidade da mona lisa
"gabinete de curiosidades" - misterios de itália 06-02-12, programa "La rosa de los vientos", Onda Cero Rádio
http://www.archive.org/download/regocijos_06-02-12_980/gabinete_de_curiosidades_-_misterios_de_italia.mp3
http://larosadelosvientosporsecciones.blogspot.com/2012/02/gabinete-de-curiosidades-misterios-de.html

292 - tertulia zona cero - 06-02-12, programa "La rosa de los vientos", Onda Cero Rádio
No minuto 40:48
http://www.archive.org/download/regocijos_06-02-12_980/292_-_tertulia_zona_cero_-_06-02-12.mp3
http://larosadelosvientosporsecciones.blogspot.com/2012/02/292-tertulia-zona-cero-06-02-12.html

--

[Por último a polémica sobre o desaparecido quadro da “Mona Lisa Nua”,
nas supostas reproduções da época há uma coincidência que se aprecia na estereoscopia apresentada por mim: O peito direito tapa o braço direito :) ]

gioconda-nuda.mp4
http://www.youtube.com/watch?v=EIfW9fdwZnw

"Mesmo que a pintura foi perdida, pelo menos há uma dúzia de reproduções e obras do assunto, realizadas por alunos e discípulos, que nos permitem reconstruir a original "
http://magazine.excite.it/la-gioconda-nuda-di-leonardo-da-vinci-N62342.html
http://viaggi.excite.it/foto/la-gioconda-nuda-P53309.html
http://viaggi.excite.it/a-vinci-e-in-mostra-la-gioconda-nuda-N53311.html

http://www.strangeart.it/2009/06/leonardo-da-vinci-la-gioconda-nuda-e-la-presunta-omosessualita/

Miguel Ângelo disse...

[um estudo sobre a possível estereoscopia da paisagem utilizando unicamente a pintura do Louvre]:
Leonardo's Val di Chiana Map in the Mona Lisa
Donato Pezzutto
http://derekbair.blogspot.com/2011/12/leonardos-val-di-chiana-map-in-mona.html

[o que dizem ser o fundo do quadro]:
maps.google.com
http://www.strangeart.it/2012/02/la-gioconda-di-leonardo-analisi-in-video/

Estudio técnico y restauración de La Gioconda del Museo del Prado
http://youtu.be/0iffdvalbJI
Obras comentadas: La Gioconda, Taller de Leonardo da Vinci
http://www.youtube.com/watch?v=RKQSK1HG3lg

Habla con la Mona Lisa
http://www.youtube.com/watch?v=WtlYVfJ_INQ

lukcasfera disse...

muito interessante sabermos das semelhanças que a nova mona lisa possui em relação a velha

Marilyn Z.Tomlins disse...

I read what you wrote with the help of Google translate ... I find it very interesting. This Friday (March 30) I will be in the Louvre for 'La Sainte Anne de Leonard de Vinci' and will then see the two paintings together.

Miguel Ângelo disse...

Obrigado lukcasfera

Z.Tomlins Marilyn: Thanks for reading the article.
Sorry very much, I think they put the paintings in two different rooms at the Louvre.

Las dos Giocondas cuelgan de las paredes del museo Louvre de París
28 mar 2012
http://www.rtve.es/alacarta/videos/telediario/dos-giocondas-cuelgan-paredes-del-museo-louvre-paris/1361845/

De las paredes del museo Louvre de París cuelgan ya las dos Giocondas, la Mona Lisa de Leonardo da Vinci y la copia española pintada por un alumno y descubierta por el Prado. Se exponen por separado, aprovechando que se inaugura una muestra sobre "Santa Ana", una de las obras más ambicionas de Da Vinci.

Miguel Ângelo disse...

Cá também falaram da Mona Lisa do Prado
Milenio3 - 11x24 - El Prado. Museo de los Misterios - 26/02/2012 - Programa completo - 01:30 a 04:00 h
http://www.ivoox.com/milenio3-11x24-el-prado-museo-de-audios-mp3_rf_1071354_1.html