sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dois pinturas da Mona Lisa (Louvre e Prado) correspondem a um par estereoscópico

Imagem anaglífica por “adição” das imagens dos dois lenços.

Aproveitando que se deu a conhecer a imagem da versão da Mona Lisa do Museu do Prado em restauro (www.robswebstek.com) , a comparei com uma imagem da Mona Lisa do Louvre, e percebi que se podia fazer um par estereoscópico com elas.

Não sei o tamanho de ambas, nem se correspondem as escalas, nem se as “mínimas” diferencias proporcionais na vertical das pinturas se deve aos lentes das máquinas fotográficas ou realmente não existem. Pelo tanto, não podo afirmar que uma pintura é estereoscópico da outra mas sim da sua clara intencionalidade..

Se percebe claramente um ângulo estereoscópico entre as dois pinturas: se pode dizer que se alinhamos os olhos da Mona Lisa correspondentes às duas pinturas considerados como no “plano de quadro”, resulta um ângulo “correcto” no par estereoscópico para que a paisagem fique detrás do plano e as mãos por diante.

Poderia-se pensar que seria devido simplesmente a que as dus pinturas (ou as cópias originais de cada pintura, de não ser as originais) foram feitas uma ao lado da outra, diante da modelo sentada, mas se simplesmente fora só isso, duvido que coincidisse tão bem as proporções verticais das duas se não fossem desenhadas pela mesma pessoa (com tal propósito).

imagem BN anaglífica


Pares estereoscópicos (na esquerda a pintura do Prado e na direita a pintura do Louvre) não se necessita nenhum instrumento para os ver, é só relaxar a olhada ao infinito intentando juntar os pontos brancos para favorecer o visionado da imagem 3D:



Par estereoscópico invertido para ser usado com um simples lente de secretaria (mais instruções no meu post sobre imagens estereoscópicas):


Alienação das duass pinturas fazendo coincidir as pupilas dos olhos:


Aproximando só as cores uma com outra (que não as formas):



animação gif comparando as duas imagens com as cores retocadas



Par estereoscópico final


Miguel-Ângelo Peres Bieites
24-02-2012